Camerata Aberta se apresenta nos Estados Unidos e na Europa

A Camerata Aberta foi convidada para participar de dois festivais internacionais no mês de outubro: o SONiC Festival, nos Estados Unidos, e  o Europalia International Arts Festival, que acontece na Bélgica e na Holanda. No total, o grupo de música contemporânea da EMESP Tom Jobim realizará quatro apresentações fora do Brasil no mês de outubro.  

Para as apresentações, a Camerata Aberta será dividida em dois grupos, pois os festivais acontecem simultaneamente: Adenilson Telles (trompete), Carlos Freitas (trombone), Peter Pas (viola), Pedro Gadelha (contrabaixo), Lidia Bazarian (piano), Charles Augusto (percussão) irão para os EUA enquanto que Cássia Carrascoza (flauta), Luis Afonso Montanha (clarinete), Martin Tuksa (violino), Dimos Goudaroulis (violoncelo), Horácio Gouveia (piano), Heri Brandino (percussão), Alexandre Ficarelli (oboé) e Fabio Cury (fagote) irão para a Europa.
 

Os convites para a participação da Camerata Aberta vieram por meio das curadorias dos festivais. O SONiC (Sounds of a New Century, ou “Sons de um novo século”) é dedicado à performance de música do século XXI escrita por compositores de 40 anos de idade ou menos. Entre as peças selecionadas para o concerto em Nova York, estão obras dos brasileiros Marcílio Onofre, Valéria Bonafé, Tatiana Catanzaro, João Victor Bota e Igor Leão Maia, que têm entre 23 e 35 anos. A apresentação acontecerá no dia 18 de outubro, às 19h, na Americas Society.
 

Europalia é um festival internacional de artes que acontece bienalmente, para celebrar a cultura de um país. A edição de 2011 é dedicada à cultura brasileira e levará a Camerata a três cidades: Herzele (21 de outubro, às 20h30, na Igreja Sint-Martinuskerk), Amsterdã (22 de outubro, às 22h15, na Concertgebouw) e Bruxelas (23 de outubro, 20h, no Centro de Belas Artes). Estes concertos contarão com obras de Felipe Lara, Alexandre Lunsqui, Aylton Escobar, Roberto Victorio, Heitor Villa-Lobos, Flo Menezes, Rodrigo Lima e Silvio Ferraz.
 

 Algumas das obras apresentadas na turnê também estarão no álbum gravado pelo grupo, com previsão de lançamento para o início de 2012.

 

Saiba mais sobre os festivais:

http://www.sonicfestival.org

http://www.europalia.be/

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: