Camerata Aberta realiza concerto gratuito com destaques da nova composição brasileira e americana, na EMESP, dia 7, às 18h

Apresentação traz mesmo repertório que será apresentado em Nova Iorque durante o Sonic Festival

 

Além de estar em plena produção do seu primeiro CD, o grupo contemporâneo Camerata Aberta, premiado pela APCA em 2010, se prepara para embarcar em uma turnê internacional que inclui apresentações em Nova Iorque, Bélgica e Holanda – nos dois últimos países os concertos fazem parte da programação da Europalia, maior festival cultural da Bélgica, que tem o Brasil como tema na edição desse ano. No próximo dia 7, sexta-feira, às 18 horas, na unidade Luz da EMESP – Tom Jobim, o público poderá conferir gratuitamente o mesmo repertório do concerto que o grupo fará em Nova Iorque, dentro da programação do Sonic Festival – evento que reúne jovens compositores de destaque do mundo todo.

O concerto, intitulado Caminantes I, reúne obras escritas especialmente para essa ocasião, com exceção da obra Kristallklavierexplosionsschattenspliter. “É uma apresentação basicamente de estreias com uma seleção de jovens compositores de destaque no cenário nacional e internacional. Essa iniciativa reforça nosso objetivo de fomentar a criação de música contemporânea”, explica o diretor artístico da Camerata Aberta, Sérgio Kafejian. Dos seis compositores apresentados, cinco são brasileiros e um, norte-americano. Duas mulheres integram a seleção.

A primeira obra a ser apresentada é Estudo sobre os Arrependimentos de Velázquez, composta pelo brasileiro mestre pela Universidade Federal da Paraíba, Marcílio Onofre. A forma da peça é construída a partir da sobreposição de estruturais musicais com similaridades timbrísticas e seus momentos de defasagens e transformação.

Em seguida, a também brasileira Valéria Bonafé, mestranda em Musicologia pela USP, experimenta na peça Lan possibilidades para criar o que ela chamou de “música parada”, isto é, aparentemente congelada sobre uma imagem sonora que se deforma de maneira discreta em suas micropartículas, criando um ambiente propício à imersão e à escuta concentrada de um universo “estático”.

Já Tatiana Catanzaro, também do Brasil, doutora pela Universidade de Paris, explora as sonoridades de um piano de cristal explodindo em Kristallklavierexplosionsschattenspliter. A obra Zênite, criada por João Victor Bota, músico formado pela Unicamp, o quarto brasileiro no concerto, é uma homenagem a Almeida Prado, conhecido internacionalmente pela série de composições Cartas Celestes, entre tantas outras. A peça traz referências rítmicas da Cartilha Rítmica para Piano, de autoria do compositor homenageado. A peça Caminantes III, composta por Igor Leão Maia, faz parte de uma série de composições para instrumentos de sopro e cordas. A série procura o encontro entre o ruído e o tom, explorando os timbres de dois instrumentos.

O repertório inclui ainda uma peça do compositor norte-americano Clint Needham, chamada Color Study. A obra conta com a participação do músico convidado Luciano Fróes, aluno de saxofone da EMESP.

FICHA TÉCNICA

ADENILSON TELLES TROMPETE
CARLOS FREITAS TROMBONE
CHARLES AUGUSTO PERCUSSÃO
LIDIA BAZARIAN PIANO
PEDRO GADELHA CONTRABAIXO
PETER PAS VIOLA

SERGIO KAFEJIAN COORDENAÇÃO ARTÍSTICA

Músico convidado

Luciano Fróes – saxofone alto

PROGRAMA

Marcílio Onofre – Estudo sobre os arrependimentos de Velázquez
Trompete, trombone, viola, contrabaixo, percussão e piano

Valéria Bonafé: Lan
Trompete, trombone, contrabaixo e piano

Tatiana Catanzaro: Kristallklavierexplosionsschattenspliter
Piano solo

João Victor Bota: Zênite
viola solo

Clint Needham: Color Study
Trompete, trombone, saxofone alto, contra-baixo, percussão e piano

Igor Leão Maia: Caminantes III
Trombone e Contrabaixo
SERVIÇO:

Camerata Aberta
Data: 7 de outubro (sexta-feira), às 18h
Local: EMESP – unidade Luz
Endereço: Largo General Osório, 147 – São Paulo
Capacidade: 80 lugares
Faixa etária: livre
Gratuito

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: